quinta-feira, 30 de julho de 2009

“Carpe Diem” *

Quando a Marcinha morreu, a dor e a imensidão da perda me atingiram como um raio.

Quem teve a sorte de conviver com ela, sabe que era uma pessoa especial, alto astral, doce, expansiva, de olhos brilhantes e riso fácil, que curtia e amava a vida. Eu, que pude privar de sua amizade, sei o quanto ela foi querida pelos pais, irmãos e seus muitos amigos. Márcia não teve tempo de fazer tudo que queria na vida, mas tenho certeza que quis, com paixão, tudo que fez.

A sua morte aos 40 anos me chocou. Como alguém pode morrer nessa idade, com tanta coisa ainda por fazer, com tanta vida prá viver?

Eu me sentia culpada de não ter estado mais com ela, de não a ter visto mais uma vez, de não ter ouvido mais sobre seus sonhos ou de ter falado mais bobagem juntas.

Vi a morte dela como um aviso, e comecei a analisar o que eu estava fazendo com a minha vida. Nunca se sabe quando é a nossa vez, por isso não devemos nos prender a coisas sem importância e devemos curtir cada momento da nossa vida.

E veio a vontade de mudar tudo........

Um mês depois da morte da Márcia, meu amigo Eugenio foi surpreendido por um câncer ferrado, contra o qual lutou durante 3 anos e meio. Ele não tinha 50 anos, quando a doença o venceu, há duas semanas.

Eugenio era uma das pessoas mais brilhantes que eu conheci. Não nos víamos sempre, mas tínhamos uma amizade e carinho muito fortes. Na minha despedida do Brasil, ano passado, ele chegou pele e osso, irreconhecível, depois de uma das piores fases da doença e me disse: “Eu não podia deixar de vir te dar um beijo”.

Rosa, sua mulher, me contou que, apesar de tudo, ele teve uma boa vida, fez o que queria e, nas pausas da doença, ele pode curtir os filhos, viajar e passear.

Sei que um dia a dor passa e fica só a lembrança dele.


A morte da Marcinha me fez mudar de vida.

A morte do Eugenio mostrou que eu estava certa.


* “Desfruta o dia / Aproveita o momento / Viva hoje” – Horacio, poeta latino, sabia disso há 2000 anos.

3 comentários:

  1. Oi japonesa, que linda mensagem de amor a amizade. Sua decisão foi sendo amadurecida ao longo da sua vida, sem você perceber, nos pequenos gestos e decisões. Bastou conhecer uma pessoa maravilhosa para apenas acender a vela que já existia, e a luz e tudo mais surgiram de uma forma inexorável. Viva a vida, viva os amigos!!!! beijo. Zédú

    ResponderExcluir
  2. Puxa Marcia ! Nao sabia do Eugenio !! Que triste que a doenca o venceu.....Voce tem toda razao em enaltecer a importancia de desfrutar a vida !!
    By the way, Adorei seu blog !! Beijos, Ju Bonfa

    ResponderExcluir
  3. Marcia ! Adorei seu blog e saber de tanta coisa que eu não tinha nenhuma noção . Parabéns ! Continue......Bjs Lúcia ( academia )

    ResponderExcluir