terça-feira, 7 de julho de 2009

Os porquês e a decisão

“Mas o que você vai fazer lá?” foi a pergunta que mais ouvi quando contei que ia mudar para Portugal, embora a pergunta mais pensada e não feita fosse: “Você tá louca?”

“Xi, este italiano, que ela mal conhece, virou a cabeça dela!!!”

Não vai trabalhar? Vai virar dondoca??

Afinal, eu ia pedir demissão de um bom (?!) emprego, deixar casa, família e amigos em São Paulo e me “aposentar” em Cascais, com meu marido.

Da decisão à partida foram apenas 3 meses e, embora a história toda dê um livro, resumidamente, algumas coisas já vinham me encaminhando para isso:

1- a morte prematura da minha amiga Márcia, que mexeu muito comigo

2- o desejo sempre presente de morar fora

3- o inferno que estava minha vida, morando em São Paulo e trabalhando em Curitiba

Da amiga Márcia eu falo outra hora, mas quando você perde uma pessoa próxima e querida que tinha ainda muito pra viver, você se questiona se vale a pena viver a vida que você está vivendo, se você faz aquilo que gosta, quanto prazer essa vida te dá; ou seja, você repensa tudo.

Morar fora sempre foi uma vontade, mas sempre tive medo de enfrentar as situações novas (“Medo?? Como assim??? A Márcia é uma das pessoas mais corajosas que conheço”, dirão muitas pessoas) - só eu sei o que me custava encarar uma situação nova, fingindo que tirava de letra.

Bom, o terceiro item nem precisa de comentários, né? (e com o apagão aéreo no auge!!!)

Na verdade, eu sempre sonhei com “um homem que me tirasse dessa vida” (essa vida = trabalho sem prazer; um homem = um homem rico, claro, para que eu pudesse parar de trabalhar).

Não foi preciso um homem rico; apenas um homem que me completava e me oferecia a oportunidade de viver uma vida diferente, numa cidade linda à beira-mar; uma vida simples mas sem estresse, trânsito, violência; sem horários, compromissos, obrigações.

O dinheiro que eu tinha juntado a vida toda não dava pra morar em Cannes mas, bem planejado, me bastava para viver bem em Portugal, passear e viajar.

Vim ano passado, adorei, voltei esse ano e espero ficar para sempre.

3 comentários:

  1. Marcinha,
    só pelo seu texto, Travessia, mostra o quanto você é sim uma mulher corajosa.
    Parabéns!
    bjs.Chico Sciarotta

    ResponderExcluir
  2. MARCINHA
    VC TEM RAZÃO
    ACHO QUE PRECISAMOS MUDAR A MANEIRA DE PENSAR E ARRISCAR.ESPERO QUE ESTEJA FELIZ BJS
    MÔNICA

    ResponderExcluir
  3. Minha querida amiga estou super ORGULHOSA da sua coragem de mudar a sua vida. Bjs. Cris.

    ResponderExcluir