sábado, 22 de maio de 2010

Vela Oceânica














Rolou aqui em Cascais, semana passada, a 1ª etapa do Circuito Audi MedCup de Vela Oceânica, edição 2010. Foram 6 dias de evento, incluindo 5 regatas em cada uma das categorias – TP52 Series e GP42 Series. Uma logística fabulosa, desde o transporte dos veleiros, até os “boca-livre” para os convidados (incluindo barco turístico que acompanhava as regatas de perto).

Mas mesmo para os “simples mortais” havia um Village com entretenimento para crianças, brindes, shows e telão acompanhando a competição. O tempo estava maravilhoso e o vento, de encomenda para as regatas.

O circuito é composto de 5 etapas, de maio a setembro - inclui, nesta edição, Cascais, Marseille (França), Barcelona e Cartagena (Espanha) e Cagliari (Sardenha – Itália).

As regatas são do formato Barlavento (contra) – Sotavento (a favor), sendo uma das provas uma regata costeira – viram quanta coisa eu aprendi?

A Marina de Cascais estava toda transformada para receber as equipes e material de apoio. Cada time possui um container que é um verdadeiro armazém / oficina – de cordas a tornos, furadeiras e máquinas de costura, eles têm tudo lá dentro para reparos e ajustes nos veleiros.

Entre os competidores da MedCup há 14 medalhistas olímpicos, sendo que dois deles são os brasileiros Torben Grael e Robert Scheidt, skippers do barco italiano Luna Rossa patrocinado pela Prada (barco que já competiu numa final da America’s Cup) – o veleiro não esteve bem nesta etapa e chegou em 9º lugar. Falamos e tiramos fotos com eles que, além de ótimos velejadores, são muito simpáticos.

O ganhador do Troféu de Portugal foi o veleiro Emirates Team New Zealand (vencedor do circuito de 2009).

Todas as informações sobre as etapas, barcos, tripulação, resultados e muitas fotos lindas você pode ver no site www.medcup.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário