segunda-feira, 14 de junho de 2010

Espanha












Adoro a Espanha. É um país alegre, colorido e caliente. Ano passado estivemos duas vezes lá, em viagens de carro.

Visitamos, da primeira vez, Salamanca, Toledo, Córdoba, Sevilla, Badajoz (que é bem na fronteira com Portugal). Cidades maravilhosas – fica difícil escolher uma.

Da 2ª vez, estivemos em Torremolinos, Isla Cristina, La Antilla, Málaga, Marbella – todas cidades na costa e a maioria típicas de veraneio, com muitos hotéis e estrutura turística - fora de temporada ficam meio mortas. Fomos também a Jerez de la Frontera

(terra do jerez ou xerez) e Vejer de la Frontera, que se tivesse mar, você pensaria estar na Grécia. Uma cidade no alto da montanha, cheia de casinhas brancas e muito, muito gostosa.

A arquitetura espanhola (com grande influência moura) é muito bonita. E o povo, muito acolhedor. É claro que nem pense em atrapalhar-lhes a siesta. Abrem tarde, fecham no máximo às 15hs (almoce correndo e não bobeie, porque não fica NADA aberto) e só reabrem lá pelas 18hs.

Eu tinha um pouco de cisma com a língua, pois odiava o lance de falar “portunhol” e me incomodava as pessoas que falavam “usted pode me fazer um favor?” achando que estavam arrasando na língua. Além disso, não conseguia entender patavina do que eles falavam.

Mas, aos poucos, fui me habituando. Hoje já não me assusto mais – talvez seja pelo curso intensivo que faço aqui diariamente com o português - consigo entendê-los e, se nada der certo, solto um inglês básico e tudo se arranja.

Estivemos agora há pouco em Valencia (veja outra postagem) e já programamos Madrid para julho – depois eu conto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário