segunda-feira, 14 de junho de 2010

Valencia














Continuando nossa saga espanhola, no começo do mês fomos a Valencia e ficamos apaixonados. Valencia é linda – o centro histórico é gracioso, muitos monumentos e construções belíssimas (catedral, mercado, estação de trem maravilhosa, com azulejos, mosaicos e vitrais). A cidade é bem servida de transporte público (ônibus, metrô e tram) e tem uma grande ciclovia. Nosso hotel ficava num bairro novo, perto do Palácio dos Congressos, avenida larga, arborizada e florida, cheio de prédios novos, residenciais e de escritórios, além de vários hotéis. Valencia tem também uma grande e bonita Cidade Universitária.

O ponto alto da cidade é o antigo leito do rio Turia, hoje seco e transformado em parque; corta a cidade e a enche de verde. Este rio foi desviado depois de grande inundação em 1957 que vitimou uma centena de pessoas e alagou a cidade. Tem quase 10 km e é atravessado por mais de 15 pontes, algumas do XVI (veja o site http://www.culturia.org).

Além de espaço para crianças, os Jardins do Turia tem pista de corrida, caminhada e de bicicleta, quadras de esportes, salas de exposições, auditórios abertos e, às suas margens, museus (Museu de Belas Artes) e centros culturais, o Palácio da Música e a Cidade das Artes e Ciências, inaugurada em 98 – moderno e belíssimo complexo arquitetônico, dedicado à divulgação científica e cultural, composta por 5 elementos principais: o Hemisfèric (planetário), o Umbracle (jardins com plantas selvagens ), o Museu das Ciências Príncipe Felipe (centro de ciências interativo), o Oceanográfic (aquário) e o Palácio das Artes Rainha Sofia (programação de ópera).

É claro, tem também a área do porto, com construções mais antigas e características e a praia, com hotéis e restaurantes, onde se pode comer a famosa paella valenciana - com vista para o mar.

Em Valencia, todas as placas são escritas em 2 línguas: o espanhol e o valenciano (que, muitas vezes, lembra o francês). Exemplos: Dejen sslir / Deixeu eixir ou Salida de socorro / Eixida de socors.

Pontos negativos: tem muito mosquito – e nem era ainda alto verão – uma amiga que morou lá disse que tem muita barata (ainda bem que não vi nenhuma).

Outro ponto é o famoso horário deles, que não combina com o nosso – cuidado para não perder a hora do almoço (fecham tudo para a siesta) e não invente de jantar cedo, porque 20/20:30hs eles começam a arrumar as mesas para o jantar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário