domingo, 13 de dezembro de 2009

Amizade

Estou no Brasil! Vim passar Natal e fugir do inverno de Portugal – que, dizem, só é ruim mesmo em janeiro. E que, pior que o frio, é a chuva.

Mas chuva também encontrei aqui – e em grande quantidade!! Desde que cheguei não vi um único dia de sol – SOL de verdade, como em Cascais. Calor sim, mas sol, não. Até um pouco de frio! E chuva, MUITA chuva.....

Mas não é disso que quero falar. Quero falar de amizade. Outro dia recebi um email com um texto sobre amigos, que era bem interessante - falava de amizade departamentalizada: amigo de caminhada, amigo de beber, amigo de balada, amigo prá chorar as mágoas, amigo do café no trabalho, amigo prá viajar,........ou seja, que temos amigos que “usamos” prá determinadas coisas.

É verdade. Existem amigos que são ótimos prá sair e bater papo, mas quando vão ao cinema, não param de falar – e isso irrita muito!! Então, você já sabe o que NÃO vai fazer com esse amigo. E por aí vai.....

Mas existe outro tipo de amizade, a amizade de época: da escola, da faculdade, do trabalho, do prédio, da academia, do curso de teatro, etc. Algumas dessas acabam: você se forma, troca de emprego ou de namorado, muda de bairro ou termina um curso. Ou seja, foram boas amizades, mas eram limitadas àquele ponto em comum. Outras vão além, e você leva essas amizades por muito tempo, prá vida toda até.

E tem aqueles amigos que você quase não precisa fazer, porque vêm prontos: os amigos de amigos que viram seus amigos.

Tem amigos que desaparecem e voltam depois, tem aqueles que vão e nunca mais.....

Tem amigos que você quase não vê, nunca telefonam, mas você pensa neles e sabe que eles pensam em você. E aqueles que, depois de muitos meses, você encontra e continua o papo interrompido da última vez.

Já vi alguns amigos e ainda faltam muitos para encontrar. Mas é bom estar aqui e poder rever todos até o momento de ir de novo prá Cascais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário