sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Turistas e Residentes

Cascais recebe muitos turistas, principalmente no verão.

Espanhóis da costa oeste chegam ao mar muito mais rápido em Portugal do que na própria Espanha, numa viagem de apenas 3 horas.

É muito comum ônibus espanhóis invadirem Cascais nos finais de semana, mesmo no outono e primavera.

Ingleses, franceses, russos, italianos, alemães e até americanos curtem o tempo bom e o clima gostoso de cidade de praia.

Meu marido adora a temporada, onde turistas fazem topless ou se trocam na própria praia - turistas mulheres, é claro. Bom, quanto a isso, não posso reclamar, porque os homens também dão shows variados. Sem falar dos grupos de russos que, não estando preparados para ir à praia, não se intimidam com isso. Correm até a beira-d’água, largam toda a roupa na areia e, de cuecas, se jogam no mar gelado (gelado mesmo – aqui a água é de 17° no verão), brincam como crianças, saem, se vestem e vão embora.

Como eles não pensaram nisso quando saíram de casa, a gama de cuecas é enorme: samba-canção, slip, algodão, lycra, brancas, pretas, novas e velhas.

E no mar de 17°, só vemos crianças (que não sentem frio, até ficarem roxinhas, enrugadinhas e batendo os dentes) e turistas nórdicos (que acham a água uma delícia).

Mas em Cascais também moram muitos estrangeiros, principalmente ingleses que, aposentados, vem curtir a vida aqui, com clima muito melhor e custo menor.

Existem colônias de ucranianos, cabo-verdianos, angolanos e brasileiros, e pontos de encontro de cada turma – se você quer fugir de brasileiros, não vá ao shopping. Se não quer ver ingleses, evite os pubs.

Mas o gostoso daqui é essa mistura de culturas, línguas e costumes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário