quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Na Linha do Trem










Lisboa fica a 35 minutos mais ou menos de Cascais, dependendo do “comboio”. O trem local para nas 15 estações entre as 2 cidades e o expresso ganha quase 10 minutos no trajeto.

O trem é quase um metrô de superfície, com vagões modernos, cadeiras confortáveis e ar condicionado. Além disso, a maior parte do trajeto é feita à beira mar ou beira rio, e a vista é linda. Você nem sente passar o tempo.

Saindo de Cascais, passa-se por Monte Estoril, Estoril (onde tem um cassino) e São João do Estoril – nesse percurso de 3 km, ao longo do mar, existe um caminho com piscinas de água salgada, praias (com área de apoio aos banhistas e “nadador-salvador”), restaurantes e bares - muito utilizado para exercícios (caminhadas, corridas, musculação – aparelhos e barras estão disponíveis) e passeios.

Construído pela Prefeitura, com pedras para contenção das marés, é chamado de Paredão. Fica bem cheio nos finais de semana e é lindo tanto no verão quanto no inverno, quando as ressacas avançam dando espetáculos e fazendo estrondos ao bater nas pedras.

A partir de Oeiras (o forte do Bugio marca o fim do rio), entra-e no Tejo e o visual muda. Vê-se a ponte 25 de Abril, as marinas com muitas embarcações, o porto com transatlânticos, e muitos restaurantes e bares na zona portuária recuperada e voltada para o turismo.

Passa-se também pelo Monumento aos Navegantes, Torre de Belém e o Palácio dos Jerônimos (três importantes e famosos pontos turísticos de Lisboa) e o Centro Cultural, bonito e moderno (projeto do arquiteto italiano Renzo Piano, um dos criadores do Centro Georges Pompidou, em Paris).

No Cais do Sodré, “paragem” final, tem-se ligação fácil e rápida com metrô, “auto-carro” (ônibus) e barco.

E Lisboa à sua disposição!

Nenhum comentário:

Postar um comentário