quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Cozinha










Fiquei de escrever sobre aquele comentário que fiz sobre cozinhar. Papai Noel? Saci-Pererê? Sarney honesto? Márcia cozinhando? Hahahaha – tudo estória da carochinha!!!!

Quando viemos prá cá, ano passado, o combinado era comer o que tivesse ou aparecesse: comida pronta, pão, frango no espeto, lanche – valia qualquer coisa.

Mas arroz e ovo frito eu sabia fazer, carne moída já tinha feito umas 2 ou 3 vezes, cozinhar legume não tem segredo, e aí, fui começando, tropeçando, derrubando coisas e me queimando – não só as mãos, como os pés – é impressionante a quantidade de coisa que pula da panela no seu pé, quando você não tem controle sobre elas!!!

É claro que, no começo, meu marido comeu uns pratos estranhos, sem gosto definido; mas ele ia dizendo que estava ótimo (a alternativa era não almoçar), me incentivando e eu, me esforçando, perguntando pra vizinha ou usando o abençoado skype para tirar dúvidas com minha Mãe.

Fui perdendo o medo (que é fundamental), pegando as manhas, experimentando, e gostando (que é mais fundamental ainda) - hoje faço almoço todo dia: peixe, bolo de carne, caldo verde, risoto de funghi, bacalhau e até frito bife (coisa que parece simples, mas quando a carne começava a espirrar na panela, eu morrendo de medo, gritava, abaixava o fogo e ia tudo pro brejo).

Aí vai a receita de um bacalhau que faço muito e já foi provado e aprovado pelos meus pais Célia e Fabiano, pela minha irmã Denise e cunhado Francisco e por meus amigos Silvia e Walter:

Ingredientes:

200 g de bacalhau por pessoa

Cebola, alho e azeite a gosto

1 ovo por pessoa

Batata palha a gosto

Como fazer:

1- Dessalgue o bacalhau, trocando a água até ela não ter mais um pingo de sal, ferva e escorra.

2- Coloque o bacalhau num recipiente e regue com azeite – atenção: se você colocar só um fio de azeite não vai ficar bom – é prá afogar mesmo o bacalhau – reserve por 20 minutos.

3- Numa panela, deite azeite (você pode aproveitar o que já está no bacalhau, colocando mais se necessário), muito alho espremido e cebola picada. Refogue até a cebola ficar transparente e junte o bacalhau, mexendo, em fogo baixo, até ele pegar o gosto do tempero. A base está pronta.

4- Coloque um ovo (clara e gema já misturados) e mexa até cozinhar. Coloque a batata palha a gosto e sirva.

Abra um vinho branco ou verde gelado, se estiver calor, ou tinto no inverno, e bom apetite!!!

Dicas:

1- Você pode comprar bacalhau em postas (como da foto) - dá mais trabalho, pois depois de ferver você tem que tirar pele, espinhas e desmanchá-los em pedaços, mas o bacalhau é melhor, pois vem as partes mais tenras.

2- Faça uma quantidade grande, e congele a base em porções para uma refeição.

3- Eu não coloco sal – a batata palha já é suficiente, mas, leve o sal à mesa prá quem quiser.

3- A base também fica uma delícia se misturado com tomate ou brócolis refogado, ou num arroz com legumes picados. Ponha azeitona também. Invente!

4- Dizem que carne se come com vinho tinto e peixe, com branco (alto teor de ferro no vinho tinto “briga” com o sabor do peixe). Mas você pode ousar. E, já que dizem que “bacalhau não é peixe: bacalhau é bacalhau!!”, ele combina muito bem com os dois.

Um comentário:

  1. Oi Márcia!

    adoro ler seu blog, e esse post me deixou instigada por 2 motivos: o primeiro, para descobrir o sabor do prato (vou testar a receita) e o segundo para te ver na cozinha!! excelente!
    estou aqui, em são paulo, cantando e dançando...

    beijos e até já!
    passando no Brasil, apareça para um café na Intermezzo, ou manda email.

    Rita

    ResponderExcluir