quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Maitê Proença, Portugal e Brasil

Essa semana foi destaque na imprensa escrita e nos telejornais um vídeo que a atriz brasileira Maitê Proença fez quando esteve em Portugal, e apresentou no programa Saia Justa da TV brasileira. As chamadas eram “Atriz brasileira Maitê Proença insinua em vídeo que os portugueses são burros” ou “Atriz brasileira Maitê Proença ridiculariza portugueses em vídeo”. Eu só vi 4 cenas, que foram as que aqui passaram:

1- Maitê fala que Portugal esteve sob ditadura de Salazar durante mais de 20 anos.

Sim, não está errado, mas o comentário seria correto se tivessem sido 21 ou 22 anos – como foram 36 (e continuaram ainda por mais 6 com Marcelo Caetano, depois do afastamento por doença de Antonio Salazar), acho que a atriz não sabia bem do que falava. Eu, quando não sei uma coisa, pesquiso ou fico calada (“em boca fechada não entra mosca nem sai bobagem”) – posso passar por tímida ou por metida a besta, mas nunca por burra.

2- A atriz conta que o computador dela deu problema e no hotel mandaram alguém prá consertar, que não tinha a menor idéia do que deveria fazer.

Talvez tivesse sido mais correto da parte deles, ao invés de tentar ajudar e ser gentil, que tivessem dito: “Minha Senhora, nós somos um hotel e não uma loja de conserto de computadores”.

3- A atriz diz: “Vou mostrar uma coisa que prova que eles são...........portugueses”, e aparece, em cima de uma porta de casa, o número 3 fixado ao contrário.

Isso só mostra que quem pendurou a placa era iletrado (no caso, “inumerado”), mas não quer dizer que a pessoa fosse burra. Ou dona Maitê nunca andou pelo Brasil afora (e nem precisa ir muito longe) ou recebeu email com fotos de placas com erros crassos de ortografia em lojas, restaurantes, etc. Será que são todos portugueses aí ou somos uma terra de analfabetos e ignorantes? Vocês viram um vídeo com brasileiros cantando o hino nacional? Tudo bem que nosso hino é prá lá de difícil, mas aposto que muito poucos sabem o que estão cantando, quando cantam a letra certa, e muitos sequer conhecem as palavras que lá estão.

4- A melhor (ou pior) cena mostra uma fonte com a cabeça de um leão que deita água pela boca e a atriz, ao lado, “imita-o”, deixando cair uma fieira de cuspe. No programa Saia Justa as mulheres aparecem rindo - não sei se todas, não sei se constrangidas.

Fiquei envergonhada quando vi. Você pode fazer o vídeo que quiser, falando e fazendo o que quiser, e desfrutá-lo em família. Ou colocá-lo no Youtube, se quiser seus 15 minutos de fama. Mas você não pode ser uma pessoa pública, ridicularizar as pessoas a quem você foi pedir apoio (a atriz esteve aqui para lançar seu livro), e divulgar esse vídeo na TV. A reportagem portuguesa fala que Maitê se comporta de forma diferente, de acordo com seu interesse (sorridente e gentil nas entrevistas). A atriz, em seu blog, diz que não tinha intenção de ofender os portugueses. Acho que ela pensou que, por eles serem “burros”, não fossem entender a ofensa.

Sim, os portugueses são ingênuos, são ufanistas, tem uma lógica que é só deles. Mas eles não são burros. Nota zero prá Maitê Proença.

PS: Vi na internet que esse vídeo é de 2007 e que tá rolando maior polêmica sobre o assunto, com ataques à atriz e pedidos de desculpas da parte dela.

Um comentário:

  1. Marcia querida!

    Entrei no seu blog e não consegui sair mais! Pelo visto as coisas estão ótimas por aí não? Fico muito feliz!
    Fiquei emocionada em ler seu depoimento sobre a morte da Tia Marcia, foi muito dolorido para todos nós e sei que onde ela estiver ela está feliz por você, pelo rumo que a sua vida tomou ...
    Aqui no Brasil está tudo muito bem, o filho do Gustavo ja fez um aninho! Esta liiiindo e se chama Martim. Se vc quiser te mando fotos por e-mail.
    Um graaannnde beijo e te aguardamos para uma visita quando você estiver por aqui!

    Mari, Alcyr e Cida.

    maryleme@gmail.com

    ResponderExcluir