terça-feira, 1 de setembro de 2009

Expressões

Logo que chegamos aqui, ano passado, começamos a ouvir ou ler expressões que não conseguíamos entender – algumas, pela lógica ou sentido da frase, dava até para descobrir o significado – mas outras..........ficávamos trocando idéias do que poderia ser.

Eles estão-se nas tintas (se lixando) prá alguma coisa, e se a coisa está mesmo lixada (ferrada), não há o que fazer, a não ser que tudo termine em águas de bacalhau (não dê em nada / termine em pizza). Mas gostam imenso (muito) se uma coisa é de borla (grátis) e se alguém tiver algo para si, não se assuste, mas si é você!

No verão é melhor pedir a ementa (cardápio) sentado na esplanada (mesinhas na rua / ao ar livre), para uma imperial (chopp), um gelado (sorvete), uma sandes (sanduíche) de fiambre (presunto) ou uma tosta (torrada). Isso se não te deixarem especado (parado feito um poste) à espera de um lugar, o que não tem a menor piada (graça).

Após muita passadeira (esteira) no ginásio (academia), seu rabo (bumbum) estará em cima para o verão; você vai estar giríssima (giro, gira = cool, fofo, legal) no seu fato de banho (maiô, bikini, calção), e vai receber muitos piropos (galanteios).

E andando no passeio (calçada – você atravessa na faixa pedonal - peões = pedestres), olhando as montras (vitrines), poderá ver fatos (ternos), fato-macaco (macacão) de ganga (jeans), camisolas (camisetas / camisas), lindas malas (bolsas) ou cuecas (calcinhas).

Na praia, se você estiver tramado (em apuros) na água, é o banheiro (salva-vidas) quem vai te socorrer (eles também dizem nadador-salvador). Nunca peça para ir ao banheiro, ok? – se calhar (se der, pode ser, se for possível, talvez, etc., etc.), o melhor é pedir pro “banheiro” vir até você, se ele for fixe (= giro).

E SFF (Se faz favor = por favor), se for à casa de banho (banheiro), não esqueça de puxar o cataclisma (descarga) da retrete / sanita (privada).

Ri-te a séria!!! (Ria prá valer) A não ser que sejas parvo (idiota - parvo é quem faz parvoíce) e tomes uma tareia (surra); magoou (machucou)?: use um penso rápido (band-aid – penso = curativo).

Para os adeptos (torcedores), não há a menor hipótese (chance) de não assistir um particular (amistoso), em directo (ao vivo) no ecrã (tela) da TV (cinema = grande ecrã).

Percebeste (entendeste) tudo??

Uma vez vimos numa reportagem que alguém não dava cavaco às melgas, e resolvemos perguntar para um conhecido que nos olhou, pensou e respondeu: “Ora, dar cavaco às melgas é....... dar cavaco às melgas, pois!!!”

Ah, bom! Então tá!!

ET: melga é aquele mosquitinho cricri e não dar cavaco às melgas é não ligar pras críticas, não dar ouvidos aos comentários, aos chatos.

Um comentário:

  1. Marcinha

    Quero que saibas que gosto imenso de ler teu blog, ainda mais sendo de borla, e que o leio sempre que calha. Em geral, estou-me nas tintas para a maioria dos blogs que não passam de parvoíce sem maior importância e sem a menor piada. Mas com o teu sempre rio-me à séria. Em geral acho giríssimo.
    Fico feliz de saber que o tempo aí está ameno, a ponto de tu poderes dormir de cueca e andar na rua apenas de camisola. Quero muito conhecer Portugal. Deve ser fascinate um país onde os peões pegam bichas em plena rua para quase tudo e ninguém dá cavaco às melgas.
    Quero que saibas igualmente que gosto muito de si e, se faz favor, responde às minha mensagens de vez em quando para que eu não pense que estás tramada ou pior, que estás-te nas tintas para mim.
    Agora vou-me ao ginásio fazer passadeira para deixar meu rabo firmíssimo para ver se recebo piropos quando vou-me por aí.

    Beijos,
    Sergio

    ResponderExcluir