domingo, 13 de setembro de 2009

Piroças

Na verdade, não sei se é Piroças ou Pirossas, mas o som é o mesmo e acho que nunca ninguém se importou com a ortografia.

Piroças é um cachorro de Cascais. Tem vários aqui desse tipo: cachorros que até tem dono, tem coleira, mas passam o dia na rua, dormindo na porta das casas e andando de lá pra cá.

O problema desses cachorros é que, como eles mesmos se passeiam, deixam seus “presentes” pelas ruas – uma coisa que me impressionou aqui, pois a cidade é muito limpa, mas os cocôs dos cachorros ficam expostos (ano passado houve até uma campanha de conscientização, pois não são todos que saem às ruas com os saquinhos para recolha dos dejetos).

Em Praga, ao contrário dos saquinhos plásticos, eles usam saquinhos de papel que vem com uma pazinha de papelão dentro – vi até um cachorro que carregava, ele mesmo, ao lado da dona, o seu saquinho – muito civilizado!!!

Em Cascais (não sei se tem nas outras cidades) tem um serviço da Prefeitura de coleta de cocôs soltos – um cara numa moto com uma espécie de aspirador, vai passando e “sugando”.

Perto de casa tem um outro cachorro “da rua”, chamado Spot (collie) – mas este, embora também saia pra passear na praça e volte quando quer, é muito bonito, bem cuidado, amoroso e faz festa pra todos – até eu, que não sou muito chegada, adoro ele.

No nosso caminho pra ginástica cruzamos sempre com 3 cachorros: um pequeno, preto e horroroso, com o pelo velho e gasto, que apelidamos de Tapete, pois é o que ele parece, largado na porta da casa. Os outros são uma dupla, um preto e um bege, que “pertencem” a outra casa. O preto, que parece pai do Tapete, é o Piroças.

Íamos subindo a rua e um homem passeava seu cachorro à nossa frente, quando vimos, do outro lado da rua, uma portuguesa (das antigas) com os dois cachorros maltrapilhos. Imediatamente, o preto atravessou a rua em direção ao outro cachorro, e a dona gritou: “Piroças, anda cá, Piroças!!”. E ele, apesar de velho, sujo e maltratado, é obediente, e voltou.

Bom, nem consigo imaginar de onde foi tirado o nome desse cachorro, mas a cadelinha bege, companheira dele, só pode ser a Buquetas!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário