terça-feira, 15 de setembro de 2009

Marketing e Humor

Bom, se eu fosse mesmo falar do marketing português já iria encerrando por aqui.

Porque marketing é uma coisa que eles desconhecem – ou então ainda não atingi o QI necessário para poder entendê-los. O mesmo se dá com os programas de humor, que são impossíveis de assistir. Os portugueses não conhecem ironia, cinismo, sutilezas – pra eles é tudo ao pé da letra e é por isso que tanto as propagandas como as piadas são de um primarismo (pra não dizer mau gosto) inacreditável.

Por exemplo, eles anunciam remédio para diarréia, gases, etc, na televisão – e em horário nobre!! (pensando bem, é um problema que pode atingir qualquer um – vai ver eles é que estão certos).

Na campanha de verão para cuidados com a diarréia, o slogan era: “Porque há vida além da casa de banho”, viu? Se você não se cuidar, vai passar o verão no banheiro.

Na propaganda de remédio contra gases eles mostram mulheres com barrigas inchadas, sofrendo (ainda bem que não mostram na hora do alívio).

Numa de remédio para intestino preso, a mulher sai de casa e tem que voltar correndo para ir ao banheiro, porque tomou o remédio (sem comentários).

E tem uma de celular onde um “gajo” constrói uma máquina que fica martelando sua cabeça, porque ele não comprou um celular ultima geração.

Os exemplos são inúmeros e quando vemos um anúncio bom, pode crer que é de empresa mundial e a propaganda não foi feita aqui.

Os programas humorísticos, então..... O de maior sucesso aqui chama-se “Gato Fedorento” e posso passar horas em frente à TV sem esboçar sequer um sorriso – isso quando entendo a piada. Não é um humor irônico, não é um humor sequer pastelão. Você pode não gostar do humor da “Escolinha do Professor Raimundo” ou da “Praça da Alegria” (cito exemplos que conheço), mas é humor.

Para terminar, alguns nomes sugestivos e bem escolhidos para os produtos ou lojas daqui:

Água mineral – Das Pedras Salgadas (dá vontade de tomar, né?)

Água mineral – Carvalhelhos (fácil de pedir)

“Talho” (açougue) – Casa da Matança (genial!!!)

Loja mais chique de Cascais (com grifes D&G, Dior, Prada, etc.) - Loja das Meias

Loja de instrumentos musicais – Ruído

Vinhos – Cabeça de Burro / Pata na Burra / Casaca de Ferro / Quinta dos Currais

Quem sabe com o tempo eu começo a “perceber”??

Ai, melhor não, né??

Um comentário:

  1. Marcia, me diverti muito lendo essa postagem...
    o máximo!
    Falando nisso, você poderia ir na loja das meia e compra pra mim uma peça Dior!rsrsrs
    Beijão.

    ResponderExcluir