quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Festas do Mar


As Festas do Mar acontecem sempre no final de agosto e são realizadas há 50 anos, numa parceria entre a Prefeitura e a Associação de Pescadores de Cascais.

É um dos momentos altos do verão, com 10 dias de quermesse, barraquinhas de artesanato, atividades para crianças e shows de artistas famosos todas as noites, num palco montado na Baía de Cascais, e que terminam com lindos espetáculos de fogos de artifício. Atrai pessoas das cidades vizinhas e muitos turistas.

Na área de gastronomia tem bebidas (cerveja, sangria e ginja – licor feito de uma cerejinha amarga) e comidas típicas – sardinhas e carapaus (sardinha maior e mais barata) grelhados, caracóis (eles adoram, comem aos potes como aperitivo – vê-se a plaquinha de “Há caracóis” em todos os botecos e restaurantes, quando chega o verão), pipís (miúdos de frango à vinagrete), pregos (filé aperitivo), sopa das pedras (com legumes, carne, lingüiça), caldo verde, navalhas, canivetes, pão com chouriço ou torresmo, churros, farturas (só a massa do churros, sem recheio), bitoques (filé a cavalo com batata frita) e bifana (carne de porco) – a sardinha, churros e o caldo verde todos conhecem, e navalhas e canivetes eu não tenho a menor noção do que seja (não adianta perguntar, pois a explicação pode piorar tudo).

Acontece também a procissão da Nossa Senhora dos Navegantes, protetora dos pescadores: sai da Igreja Matriz, percorre as ruas da cidade, faz-se uma celebração na Baia dos Pescadores e a procissão sai pelo mar, com as embarcações tradicionais enfeitadas, carregando a imagem da santa.

É claro que os “artistas famosos” são portugueses e a qualidade deles é qualidade portuguesa, pois – mas fazem o maior sucesso aqui.

Por exemplo, o mundo conhece Roberto Carlos, mas alguém já ouviu falar no Toni Carreira (tônica no í)?? É o Roberto Carlos daqui, o maior sucesso, na estrada há mil anos, lota shows, estádios, ele é baixinho, usa peruca, os portugueses A-DO-RAM, a mulherada grita!!!

E os Xutos e Pontapés??? Roqueiros à la Titãs, mas roqueiros portugueses, bem entendido. E os Morangos Live? Tenis Bar? Polo Norte???? Não conhecem?? Pois não perderam muito.

Na maior parte dos shows, o público está de pé em frente ao palco, na praia, na rua que sobe beirando o mar, nas escadarias, chegando a reunir milhares de pessoas. Mas nos shows tradicionais, com cantores de fado (uma ou duas noites), o público é menor, e eles colocam cadeiras para os espectadores. Nesta edição, cantou Joana Amendoeira, uma das poucas fadistas jovens, que seguem as tradições, cantando acompanhada de viola portuguesa, violoncelo, contrabaixo, acordeão e violão de fado – muitos amantes do fado vibrando, cantando junto, aplaudindo de pé. Foi muito bonito, eu A-DO-REI! Meu marido perguntou se a portuguesinha que existe em mim estava revelando as origens!!!

(se minha Mãe estivesse aqui, teria amado e se emocionado).

A festa é divertida, movimentada e grátis. Vale a pena!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário