sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Munique

Munique é uma festa!!!
Terceira cidade da Alemanha (atrás de Berlim e Hamburgo), é a capital da Baviera, a região mais descontraída do país. Basta dizer que é a cidade onde nasceu a Oktoberfest!!!

Nossa ideia era ir a Berlim (ficou prá depois), mas decidimos por Munique e não nos arrependemos. Quase fim de verão, todo mundo na rua, lotando bares e restaurantes!!! Bebendo muita cerveja!!! Comendo muito bratwurst (salsicha frita)!!!
As pessoas são muito simpáticas e gentis e mesmo os que só falam alemão se esforçam para entender os turistas – mas a cidade só tem informações em alemão – nenhuma plaquinha em inglês. Na hora de escolher o tipo de cerveja não havia problema: era só apontar, e a que viesse era ótima!!

Além da cerveja e das wursts (de todos os tipos e tamanhos, mas todos ótimos) Munique tem outras coisas para serem apreciadas: seu centro histórico, prédios, museus, teatros, praças, pinacotecas, palácios – no centro, várias ruas só para pedestres concentram lojas e restaurantes, culminando na Marienplatz, o coração de Munique, com a Antiga e a Nova  Prefeitura (Neues Rathaus), grande palácio em estilo neogótico, com restaurantes no seu jardim interno e o famoso relógio com carrilhão, que atrai turistas.

Vale lembrar que metade de Munique foi destruída na guerra, e vários monumentos, prédios e igrejas foram totalmente reconstruídos, como a imponente Catedral  St Michel (todos exibem fotos de como eram, e no pós-guerra).
Os artistas de rua são bem interessantes – a maior parte é de músicos (nada de malabaristas e palhaços), e tocam música clássica!! Vimos até um quarteto que cada noite estava num canto da cidade, formado por violino, flauta, violoncelo e – acreditem – piano de cauda!!!
Na minha infância, no Carnaval, uma das fantasias preferidas era a de tirolês (o nome vem do Tirol na Áustria, mas o traje também é usado na vizinha Baviera) – calça curta de couro com suspensório, camisa branca, polainas e chapéus com penacho para homens e vestido preto com camisa branca de mangas bufantes, e aventais coloridos e bordados para as mulheres. Vocês acreditam que muitos se vestem assim para sair na rua???? Sem ser dia de festa, ou de carnaval, ou de quermesse, ou de baile à fantasia??? Pois eles saem, e orgulhosos dos seus trajes!!  (inclusive são várias as lojas que, além das roupas “normais”, vendem os trajes típicos). Bom, as baianas na Bahia também vendem acarajé vestidas de baianas!!!


Cortando Munique, o rio Isar (afluente do Danubio) faz parte da vida da cidade. Tem partes canalizadas, que formam “praias” rasas, onde o pessoal toma sol e aproveita o verão.


No fim de semana que lá estivemos, havia o Festival do Rio Isar (uma pequena prévia da Oktoberfest), com muitos shows e barraquinhas de cerveja e bratwurst (vocês repararam quantas vezes falei de cerveja e wurst nessas poucas linhas????)
Margeando o rio, existe o parque Englischer Garten, muito grande e bem cuidado, com atividades para todos os gostos: de jogos infantis a pistas de corrida, ciclovias e grandes gramados, além dos canais do rio Isar, que recortam todo o parque. E, como quem não tem cão, caça com gato, eles fazem surf no rio, adaptado para tal (veja vídeo).




Um comentário:

  1. Querida! gostoso saber que tem conhecido lugares em que eu estive tb. Vc está aí em München, como os alemães falam enchendo as bochechas. Que legal! Eu fiquei por 2 meses em Sindelfingen, há 10 min de Stuttgart e conheci quase todas as cidadezinhas do sul da Alemanha. É outro mundo. Se puder, conheça Heidelberg, cortada por um rio. Nuremberg, tb é inesquecível. Bjos c/ saudades!!! Yara

    ResponderExcluir