domingo, 13 de novembro de 2011

Toulouse








Uma das maiores cidades da França, Toulouse situa-se no sul do país, não muito longe da fronteira espanhola, e, por isso, tem uma grande influência catalã (todos os nomes das ruas são escritos nas duas línguas), e realiza, até, um Festival de Flamenco.
Cortada pelo rio Garonne, a cidade possui passeios arborizados ao longo do beira-rio, e várias pontes (St Pierre, Neuf, St Michel) belíssimas. A partir de Toulouse, e utilizando o Garonne, foi construído, no século XVII, o Canal du Midi, com 240 km até o Mar Mediterrâneo, fazendo, assim, a ligação Mediterrâneo / Oceano Atlântico, onde o rio desemboca. Esse canal artificial, o mais antigo da Europa ainda em funcionamento, foi projetado para transportar mercadorias, evitando a navegação em águas abertas (o Estreito de Gibraltar e o contorno da Península Ibérica). Em 1996 foi classificado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e, hoje em dia, tem função exclusivamente turística.
As principais praças da cidade são Wilson e Capitólio, cercadas de restaurantes e bares, onde pode-se comer o prato típico da região - crepe com cidra (pro meu gosto, mas vale um copo de vinho rose da região ou uma caneca de boa cerveja).
Os pontos principais de visitação são a Basílica de Saint Sernin (a maior igreja românica do mundo) e a catedral de St Etienne. Mas o gostoso mesmo é perambular pelas ruas e curtir esta cidade encantadora e cultural.

Um comentário:

  1. Seu blog será meu guia nas férias !! Amei tuuuuudo!!! bjbjbj

    ResponderExcluir