sexta-feira, 18 de novembro de 2011

The High Line

Já estive várias vezes em NY, mas a última vez foi há mais de 5 anos. Fui no começo de julho, para o casamento do filho da Solange, amiga querida!!
Nova York é uma cidade gostosa e fácil de andar e, não importa quantas vezes você a visite, vai sempre se encantar e percorrê-la de cabo a rabo, vai visitar os mesmos lugares e até passar pelos pontos turísticos óbvios (Central Park, Empire State Building, Times Square, etc.).
Só que, desta vez, eu tinha algo novo para conhecer: The High Line Park

Localizado nolower west side” de Manhattan entre a 10ª e 11ª Avenidas, o High Line é uma antiga ferrovia elevada, convertida num parque urbano. Com 1.6 km vai da Gansevoort Street (pouco abaixo da 12th) até a 30th (com proposta de ir até 34th Street).
De um lado vê-se o Meatpacking District (epicentro de atividades culturais e artísticas, vida noturna, restaurantes e música) e o Hudson River, e, do outro, a cidade inteira. São imagens inesperadas de uma cidade normalmente olhada de baixo para cima.




O parque é repleto de jardins com variadas espécies de plantas e flores, espelhos de água, cadeiras e arquibancadas para tomar sol, fazer pic-nic e apreciar a paisagem, bares e restaurantes. Um verdadeiro Jardim Suspenso no meio da cidade!!



Vamos a um pouquinho de história:
Em 1847 foram colocados trilhos nas ruas do maior distrito industrial de Manhattan para a passagem de trens de carga, mas, apesar da sinalização com homens a cavalo com bandeiras, foram muitos os acidentes ocorridos, e a 10th Avenida ficou conhecida como “Avenida da Morte”. Para interromper isso, foi feito um acordo, em 1929, para a construção de uma ferrovia elevada (High Line). Inaugurada em 1934, foi desenhada para passar no meio dos quarteirões, conectando fábricas e armazéns, permitindo que os produtos pudessem ser transportados sem atrapalhar o trânsito nas ruas.

O crescimento do transporte rodoviário nos anos 50 fez cair a utilização da ferrovia e o ultimo trem circulou na linha em 1980.
Na metade dos anos 80 surgiu um lobby pela demolição da estrutura (a ferrovia estava em total abandono), mas não teve sucesso. Em 1999 os vizinhos da High Line começaram uma campanha para sua preservação e utilização como espaço público aberto – o projeto foi angariando patrocinadores, até que, em 2002, ganhou o suporte da prefeitura e a construção do parque começou em 2006.

A parte sul do parque (até 20th Street) foi inaugurada em Jun09 e a central (até a 30th Street) em Jun11.

(se quiser saber mais, vá para www.thehighline.org)

Nenhum comentário:

Postar um comentário