sexta-feira, 15 de outubro de 2010

República, Corrupção e Eleições

Dia 5 de Outubro foi feriado aqui em Portugal, comemoração dos 100 anos de República. Teve teatrinho na praça, hino tocado pela bandinha e prefeito hasteando a bandeira. Mas Portugal está até as tampas de problemas, com o FMI batendo às portas e previsões catastróficas de recessão pelos próximos 5 anos.
O primeiro-ministro, um cara de pau de primeira, continua falando de construções megalômanas (novo aeroporto, quando o que existe acabou de ser aumentado e é sub-utilizado, TGV para Madrid, quando as estradas de ferro precisam de renovações e modernizações urgentes, e 3ª ponte sobre o Tejo, um custo monumental mas faz parte do pacote TGV até Lisboa), continua criando órgãos desnecessários (com diretorias e mordomias), e lança um Plano para acerto da economia onde, é claro, o coitado do contribuinte é quem vai pagar a conta. Cortar despesas, cortar órgãos ineficientes, não trocar os carros de apenas um ano dos marajás, eliminar supérfluos, apertar o cinto, cancelar projetos que já estão”acordados” com empresas e com comissões definidas???? NEM PENSAR!!!
É claro que, no Brasil, o primeiro-ministro português mal passaria de um reles estagiário, pois teria muito – ou tudo – para aprender. E, é claro que seria injusto comprar a corrupção daqui (onde as pessoas se vendem por 5 ou 6 mil euros) com a daí. E com a pequena economia portuguesa, os montantes nunca chegariam perto do que os partidos e parlamentares brasileiros conseguem. Mas corrupção é corrupção e é sempre bom mantê-la longe.
Esta eleição, no Brasil, foi a primeira em que não votei. Mas acompanhei de perto os furos dos institutos de pesquisa (quanto será que eles recebem?) que indicavam Netinho e Marta para o Senado por SP, quando o povo na verdade elegeu Aloysio em 1º lugar e davam a Dilma levando no primeiro turno, quando não foi isso que aconteceu. E o Lula? Que tinha certeza de que teria “coroado” seu governo e sua pessoa, pois afinal, ele não tem 80% de aprovação (quanto será que esta pesquisa custou?)???? Ele não é o rei do Brasil??? Com este resultado, ele deve ter enchido a cara e batido na patroa!
Aqui em Portugal a cobertura das eleições foi grande e destacada, mas morri de vergonha quando passaram mais de 2 minutos com a propaganda do Tiririca. Pelo menos a análise do comentarista foi correta, falando que, além de ser um voto de protesto, era – o que ele chamou – uma “barriga de aluguel”, ou seja, uma pessoa popular que angariaria votos suficientes para eleger mais deputados para a legenda.
Não vai ser fácil ganhar da “boneca de ventríloquo” do Lula, embora as coisas estejam mudando do 1º turno prá cá, e muita gente está falando do Lula o que não falava antes e as pesquisas estão apontando isso (se estiverem corretas). Mas se a Dilma ganhar não vai ser de lavada como eles esperavam. E o Serra tem que parar com esse bom-mocismo de que ele se revestiu (e que lhe soa falso) e partir prá briga feia e começar a defender os governos de que participou. Não adianta todos brigando por ele, e ele com cara de paisagem…..
Vocês viram a entrevista do Itamar Franco na UOL (10/10)?. Segundo ele, “Lula não é democrata, pois um presidente que vai a Minas dizer que não pode ter um senador de oposição, que zomba da imprensa, que zomba da Constituição, não é democrata.” Perguntado sobre o Senado que vai encontrar, Itamar disse “Um Senado subjugado pelo Executivo. A interferência do presidente é a todo instante, em tudo, até em questões internas.” Fez ainda dois comentários certeiros e devastadores: “Lula tornou-se um mito, mas mitos e muros também são derrubados” e “… ele acha que só ele sabe o que é bom para o país…..ele tem que parar de falar em ‘nunca antes neste país’. …. o Lula não é dono do Brasil e não inventou o Brasil. Do jeito que as coisas vão, o Lula vai dizer que quem abriu os portos foi ele, não d. João VI.” Essa o Lula vai ter que perguntar prá algum assessor prá entender a piada!!! E também prá perguntar quem é esse tal de “João Cesto”!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário