quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Barcelona



Queria muito conhecer Barcelona. A Barcelona de Vicky Cristina, é claro, e não a de Biutiful.
Fui em abril, comemorar meu aniversário. A primeira impressão da Praça Catalunha, no caminho aeroporto - hotel, foi de horror – parecia a 25 de Março no sábado (nunca fui lá no sábado, mas pela quantidade de gente que tem nas segundas feiras de manhã, dá prá imaginar…). Aí caiu a ficha de que era fim de tarde de sábado do feriado de Páscoa.

Há muito para ver em Barcelona: o Bairro Gótico e a Cidade Velha, um conjunto medieval maravilhoso, formado por um labirinto de ruelas antigas, onde está a Catedral (origem no século XIII), a Praça Real, o Palácio Major (residência dos reis catalãs), o Museu Picasso, a igreja gótica Santa Maria del Mar, entre muitas outras igrejas, museus, praças e construções igualmente lindas, além de lojas (livrarias e antiquários) e restaurantes.

La Rambla, a rua mais turística, com suas lojas e cafés nas calçadas, vai da Praça de Catalunya até o Monumento a Colón, já no porto e, no caminho, visita-se o mercado La Boqueria.
A Rambla de Mar, para fotos, um café, apreciar os barcos e o perfil da cidade - depois, seguindo o beira-mar, o Passeio de Barceloneta, com praias e bares, leva você à Vila Olímpica.
A Torre de Agbar (numa região bem feia da cidade), é um prédio bem estranho, que parece um supositório, mas aparece em muitos cartões postais da cidade.  À noite, as janelas mudam de cor, formando desenhos.
A cidade também tem um Arco do Triunfo com um lindo passeio arborizado, que vale a visita.


Aí, vamos às obras de Gaudi – no Paseo de Gracia (chiquérrimo), a Casa Milá (La Pedrera) e Casa Batló; ou a Sagrada Familia, a catedral que ficou inacabada, mas que eles ainda pensam terminar, tentando seguir o “estilo” Gaudi. Todas essas obras são apreciáveis por fora - se você quiser entrar, enfrente 2 horas de fila. Ou vá ao Parque Guell, projetado e executado por Gaudi, no seu característico estilo.
(Aqui, um parênteses: Gaudi é Deus em Barcelona. Não ouse desgostar de nada que ele criou – e se você achar que a Sagrada Família parece um castelo de areia molhada, daqueles que as crianças fazem nas praias, ou que tem um aspecto tétrico, guarde para si.)
Barcelona tem avenidas largas e arborizadas, e é bem gostoso passear pela cidade, com seus prédios de arquitetura espanhola marcante. Mas, como toda cidade turística, está, infelizmente, lotada de ……... turistas!!!
Mas, fazer o quê?? Finja que é um deles, e siga em frente!!!!

Um comentário:

  1. Sim, a Sagrada Família lembra os castelos de pingo que eu fazia à beira mar c/ minha irmã qdo pequena. Mas lá dentro a gente leva um choque c/ a grandiosidade do projeto e da mente desse cara, que foi único.
    Bjos!!

    ResponderExcluir