sábado, 19 de março de 2011

Fettunta










Meu marido vivia se lamentando de saudades da fettunta – que ele não comia desde que saiu da Itália.


Cada vez que ele via um forno a lenha na casa de alguém falava: “precisamos fazer uma fettunta aqui”. Mas nunca dava jeito…….

Até que, aproveitando o “calor intenso” (típico dos nossos Reveillons) que fez em Atibaia na virada do ano, fizemos a famosa fettunta na casa de Silvia e Walter.
Do italiano fetta (fatia )+ unta (untada), a fettunta é feita com pão italiano amanhecido, cortado em fatias que são mergulhadas em azeite com alho picado. Após escorrer, são levemente tostados num forno a lenha – saídos do forno, coloca-se uma fatia de salame milanês em cima.
A fettunta é “cozinha de pobre” – assim como a feijoada (feita com as partes do porco que não eram aproveitadas – pé, orelha, rabo, etc), a polenta e tantas outras delícias, surgiu da necessidade e da criatividade de quem não tinha dinheiro prá comprar “comida boa” para alimentar a família.
Quando sai a primeira fornada, você pega a sua e corre para comer escondido num canto, antes que você perceba que ficou sem e vai ter que esperar a próxima leva. Come-se um, dois , três, …. no décimo você começa a achar que já está exagerando, …. mas você só pára quando vê que aquela montanha de pão que você tinha preparado… já era!!!
Ah, é claro, comida para dias frios, acompanhado de um bom vinho tinto e ao lado de grandes amigos!

5 comentários:

  1. Faremos em SP, assim que vcs chegarem.... Beijos, adoramos ontem!!!!!

    ResponderExcluir
  2. comida fodaa,, gostei mmmttttt deessse siteee eee me ajudou muitooo !!! :)

    ResponderExcluir
  3. nn gostei dessa comida de gayyyy vao tomaarrr no ** bundu diii viados

    ResponderExcluir
  4. too brincanoooo *riso* *riso*

    ResponderExcluir
  5. gostei muito do site mais queria saber de como a fettunta surgiu :/

    ResponderExcluir