sábado, 19 de março de 2011

Carnaval


Eu juro que nem sabia que existia carnaval em Portugal.
Sempre chegamos aqui em março e esta é a primeira vez, desde então, que o carnaval não cai em fevereiro.
Obviamente que os carnavais daqui e do Brasil são coisas incomparáveis. Nada a ver com escolas de samba e passistas peladas, que é noticia aqui e no mundo todo. Aliás, há muito tempo que bailes em clubes e carnaval de rua foram substituídos pelos desfiles de escola de samba feitos prá televisão e pela muvuca na ruas – barulho, cerveja e muita pegação (será que estou ficando velha?).
Aqui, me lembrei dos carnavais da minha infância, onde a gente se fantasiava e ia prá rua jogar confete no vizinho. (É oficial: estou ficando velha!!)
Em Cascais, me disseram, havia um “corso”, mas faz tempo que parou de sair. Um dos poucos lugares que ainda mantem a tradição é Torres Vedras, cidade perto de Sintra, onde todos saem às ruas “mascarados” (aqui eles não se fantasiam, eles se mascaram), cantando antigas marchinhas, e onde o ponto alto são enormes bonecos que representam pessoas públicas, principalmente políticos – me lembrou o carnaval de Olinda (será que ainda é assim?).
Foi muito gostoso ver as crianças de super-heróis, ninjas, princesas e bichinhos, andando pelas ruas e curtindo suas fantasias.
Vejam que zebrinha fofa é a Carolina da foto.

Um comentário: