segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Festas do Mar II














Falei das Festas do Mar numa das minhas primeiras postagens.

Final de agosto, alto verão (este ano com uma lua cheia linda!), turistas, comidas típicas, shows, fogos de artifício.

Mas a Festa está bem diferente da primeira que vi aqui, perdendo a característica de “festa do interior”. Reduziram a quantidade de barraquinhas de comida e aumentaram a quantidade de shows - agora são 2 por noite. O que deveria ser bom, mas não é. Pois a maior parte é de bandas de rock português – muito barulho, letras horriveis e zero de melodia. Com exceção do Fado, nenhuma musica portuguesa é conhecida fora do pais.

Para sobreviver, as bandas vivem de fazer digressoes (turnês), sempre a convite das Câmaras Municipais (Prefeituras). Se fossem vender ingressos para shows acho que não iria ninguém. Como em Cascais, diversas cidades promovem festas com shows de artistas, pagando “um galão, uma tosta e o dinheiro do auto-carro” ou, em brasileiro “um copo de café com leite, um pão com manteiga e o dinheiro do ‘busão’”.

Até o Toni Carrera, rei da musica pimba (brega), é estrela propaganda de uma grande rede de supermercado, que patrocina shows dele em grandes eventos, com entrada franca.

Mas, além das bandas de rock, tivemos 2 noites com fadistas e, ponto alto da festa, JOSÉ CID!!!! A praça, a praia, as ruas estavam LOTADAS de portugueses!!!!

Ele entra no palco de bata, echarpe no pescoço, óculos escuros, um puta barrigão e uma peruca comprada na 25 de março (que pelo menos não era preto graúna, mas grisalha como o - pouco - cabelo dele), senta-se ao piano, que tem um candelabro de cristal em cima, e mostra que é o ELTON JOHN português!!!

O público vai à loucura………………..

Todos (menos eu e meu marido) cantam as suas músicas, das criancinhas sentadas nos ombros dos pais às velhinhas que chegaram cedo e pegaram lugar na fila do gargarejo.

Mas ele realmente é simpático e divertido, canta bem, tem músicos ótimos e, além das baladinhas romanticas portuguesas, canta versões de sucessos estrangeiros (Paul Anka, Jerry Lee Lewis, Elvis Presley, etc.) – veja o video com “O Vira”.

E este ano tivemos 3 shows brasileiros!!

Daniela Mercury (que eu não gosto), Papas da Lingua (que eu nunca tinha ouvido falar) e Martinho da Vila (que eu……bem, Martinho da Vila é Martinho da Vila e você, goste ou não, ache brega ou não, vai cantar junto – é só começar a música que centenas de pezinhos brasileiros – incluindo os meus – começam a sambar).

Mesmo que você não curta nada disso, não dá para não se divertir com as crianças enlouquecidas atrás dos balões coloridos, não dá para não aproveitar a noite gostosa e a lua linda, e não dá para não ver a queima de fogos, que é sempre linda!! (veja vídeo)


Madrid












Fomos à Madrid no final de Julho. Calor insuportável, só dava para andar à sombra. Mesmo após as 18hs ainda enfrentávamos um calor forte (39º). Muitas vezes recorremos ao metro, que leva você a qualquer lugar (aliás, é TÃO civilizado chegar no aeroporto e ir de metro para seu hotel!!).

Madrid tem muitos lugares bonitos para visitar, e andar pela cidade é muito gostoso. Muitas praças, parques, museus e prédios art-noveau & art-deco em abundância.

Andar pela Gran Via já dá mostra do quanto a cidade tem a oferecer. Principal avenida, a Gran Via está fazendo 100 anos (veja história, prédios, fatos e fotos em http://granvia.esmadrid.com).

Principais pontos: Palácio Real, Museo del Prado, Museo Reina Sophia, Plaza Mayor, Jardim Botanico, Praça das Cibeles, etc.

Visitamos também o Templo de Debod, santuário dedicado aos deuses Amon e Ísis - construído há 2 mil anos e doado pelo Egito à Espanha em 68, foi remontado e inaugurado em 72, no meio de um parque alto, com vista sobre parte da cidade.

Comer tapas e bocadillos e tomar cañas (chopp) faz parte da cultura local, fácil e rapidamente adotada por nós, mas, de preferência, fora dos lugares turísticos.

Outro lugar que não se pode deixar de visitar é o Parque Sabatini – um parque muito grande, com um lago enorme, muitas flores, plantas, fontes e estátuas e dois palácios: o de Cristal e o de Velasquez.

Passeando por este parque, fomos convidados a participar de um programa matinal da televisão espanhola (algo como, imagino, Ana Maria Braga). Na verdade, fomos convidados a degustar algumas frutas, o que aceitamos prontamente - mas isso estava condicionado à participação na emissão ao vivo, que iria falar da importância do consumo de frutas na dieta diária. Mas, por aquelas enormes e deliciosas cerejas, figos, melancia, melão, pêssegos, etc., valia a pena pagar esse mico!!!

Barraquinha montada, alguns turistas arrebanhados no parque e era só, ao sinal, avançar (com educação) nas frutas, enquanto o apresentador ia entrevistando algumas pessoas – fugi do apresentador, mas fui pega num momento de distração (ou gula) e tive que responder a perguntinhas tipo de onde eu era, se eu gostava das frutas, etc,. etc.. Perguntas em espanhol e respostas em bom e sonoro português já que, como já disse, não falo “portunhol” nem que a vaca tussa. Márcia Pires Pogliani arrasando na TV espanhola!!!

O ponto triste da viagem foi ver, em consequência da crise, muita gente ferrada nas ruas, ou vendendo bugigangas, ou oferecendo serviços (tipo massagem) aos turistas, ou apenas mendigando e dormindo nas ruas.

Na Plaza Mayor tinha todo tipo de cantores, músicos, performáticos, pedintes, etc. O que mais me chamou a atenção foi um homem vestido de Homem Aranha – gordo, barrigudo, com uma fantasia que era uma malha, camiseta e máscara vermelhas, desenhadas a mão com caneta Pilot e que pedia dinheiro para posar para fotos em que ele fazia “poses” – seria cómico, se não fosse trágico!!

Mas a crise passa, e a Espanha continua na nossa preferência (ainda não conheço Barcelona!).