quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Festas do Mar


As Festas do Mar acontecem sempre no final de agosto e são realizadas há 50 anos, numa parceria entre a Prefeitura e a Associação de Pescadores de Cascais.

É um dos momentos altos do verão, com 10 dias de quermesse, barraquinhas de artesanato, atividades para crianças e shows de artistas famosos todas as noites, num palco montado na Baía de Cascais, e que terminam com lindos espetáculos de fogos de artifício. Atrai pessoas das cidades vizinhas e muitos turistas.

Na área de gastronomia tem bebidas (cerveja, sangria e ginja – licor feito de uma cerejinha amarga) e comidas típicas – sardinhas e carapaus (sardinha maior e mais barata) grelhados, caracóis (eles adoram, comem aos potes como aperitivo – vê-se a plaquinha de “Há caracóis” em todos os botecos e restaurantes, quando chega o verão), pipís (miúdos de frango à vinagrete), pregos (filé aperitivo), sopa das pedras (com legumes, carne, lingüiça), caldo verde, navalhas, canivetes, pão com chouriço ou torresmo, churros, farturas (só a massa do churros, sem recheio), bitoques (filé a cavalo com batata frita) e bifana (carne de porco) – a sardinha, churros e o caldo verde todos conhecem, e navalhas e canivetes eu não tenho a menor noção do que seja (não adianta perguntar, pois a explicação pode piorar tudo).

Acontece também a procissão da Nossa Senhora dos Navegantes, protetora dos pescadores: sai da Igreja Matriz, percorre as ruas da cidade, faz-se uma celebração na Baia dos Pescadores e a procissão sai pelo mar, com as embarcações tradicionais enfeitadas, carregando a imagem da santa.

É claro que os “artistas famosos” são portugueses e a qualidade deles é qualidade portuguesa, pois – mas fazem o maior sucesso aqui.

Por exemplo, o mundo conhece Roberto Carlos, mas alguém já ouviu falar no Toni Carreira (tônica no í)?? É o Roberto Carlos daqui, o maior sucesso, na estrada há mil anos, lota shows, estádios, ele é baixinho, usa peruca, os portugueses A-DO-RAM, a mulherada grita!!!

E os Xutos e Pontapés??? Roqueiros à la Titãs, mas roqueiros portugueses, bem entendido. E os Morangos Live? Tenis Bar? Polo Norte???? Não conhecem?? Pois não perderam muito.

Na maior parte dos shows, o público está de pé em frente ao palco, na praia, na rua que sobe beirando o mar, nas escadarias, chegando a reunir milhares de pessoas. Mas nos shows tradicionais, com cantores de fado (uma ou duas noites), o público é menor, e eles colocam cadeiras para os espectadores. Nesta edição, cantou Joana Amendoeira, uma das poucas fadistas jovens, que seguem as tradições, cantando acompanhada de viola portuguesa, violoncelo, contrabaixo, acordeão e violão de fado – muitos amantes do fado vibrando, cantando junto, aplaudindo de pé. Foi muito bonito, eu A-DO-REI! Meu marido perguntou se a portuguesinha que existe em mim estava revelando as origens!!!

(se minha Mãe estivesse aqui, teria amado e se emocionado).

A festa é divertida, movimentada e grátis. Vale a pena!!

domingo, 23 de agosto de 2009

Loteria

A Megasena daqui chama-se Euromilhões e engloba 9 países: Portugal, Espanha, França, Bélgica, Reino Unido, Suíça, Luxemburgo, Áustria e Irlanda e foi lançada em fevereiro de 2004.

Com aposta mínima de 2 euros, você tem que acertar 5 números em 50 e mais 2 números em 9 (que eles chamam de estrelas). Ou seja, uma combinação difícil, que dá um prêmio mínimo semanal de 15 milhões de euros para o felizardo. E também acumula quando ninguém acerta, mas existe um limite para que o prêmio saia de qualquer jeito, para o 2º acertador ou adiante (antes era de 10 semanas acumuladas, agora eles mudaram para montante máximo de 140 milhões de euros – nada mal, né?).

Os sorteios acontecem nas 6ªs feiras às 20hs e o ganhador já pode passar um fim de semana de rei!!!

A Itália tem a sua própria loteria, que é a mais difícil de todas – acertar 6 números em 90 - esta semana saiu o prêmio (acumulado desde janeiro) de 148 milhões de euros, para um único ganhador italiano, que apostou 2 euros – e já há algumas semanas tinha gente de outros países viajando prá Itália só pra fazer uma fezinha (e aproveitando pra fazer um pouquinho de turismo, né?).

Eu jogo toda semana mas raramente acerto um número........a probabilidade é mínima, mas alguém tem que ganhar, não é mesmo???

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Praga













Estive em Praga semana passada. Meu marido não conhecia e eu queria muito lá voltar. Praga é uma versão pequena de Paris, mas talvez por ser menor, Praga é ainda mais bonita que Paris (e olha que eu a-do-ro Paris!)

As cidades cortadas por rios são especialmente lindas, com clima romântico, pontes, barcos, caminhos à beira d’água, ilhas, e o rio Vltava faz por Praga o que o Sena faz por Paris.

A arquitetura de Praga é única, misturando estilos e produzindo visuais maravilhosos, com um centro histórico bem preservado – a topografia permite que se tenha uma panorâmica da cidade – veja as fotos.

A previsão do tempo não era muito boa, mas pegamos só um chuvisco quando chegamos; depois o tempo ficou nublado ou com pouco sol - para andar pela cidade é o ideal. A temperatura variou de 15°a 23° (e este é o verão deles).

Os garçons são bem mal-educados (como em Paris), mas pelo menos falam inglês – bom, se assim não fosse, seria quase impossível ir lá, pois a língua deles não dá pra entender. A República Checa faz parte da Comunidade Européia, mas ainda não usa o euro (1 euro = 25 Cz – coroas checas)

Andamos muito, passeamos por lugares incríveis, parques lindos e bem cuidados, fizemos passeio no rio, andamos de ônibus, elétrico (tram), comemos bem e tomamos MUITA cerveja (da boa, de verdade..).

A vantagem de morar na Europa é que tudo é muito perto, muito fácil e barato. Já estamos programando a próxima viagem.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Ufanismo

Já contei que os portugueses são loucos por futebol, né?

Mas, na verdade, eles são loucos por Portugal e pelos portugueses.

A tal ponto que qualquer fracasso (acho que essa palavra nem existe no dicionário daqui) se transforma, de alguma maneira, em sucesso.

Não se classificou? Ah, mas foi o melhor “de sempre”!!

Chegou em 8º lugar? Ah, mas era o mais jovem de todos!

Fez “falhanço” nas classificatórias? Ah, mas superou todas as expectativas!!

Eles são sempre a melhor equipe, mesmo que seja a melhor equipe que alguma vez já tirou o 3º lugar.

Praticamente nada tem importância ou valor, a não ser que tenha algum português envolvido.

Manchete: “Dois jovens tenistas fizeram história em Roland Garros”. Tradução: pela primeira vez algum tenista português estava participando do torneio – mal passaram da primeira “ronda”. Wimbledon? Nadal não vai jogar? Federer ganhou?? Eles não dão a menor notícia sobre a competição, afinal, os tenistas portugueses já voltaram prá casa – o que importa o resto??

E a ênfase e alegria deles com as “conquistas” obtidas é de chorar....de rir.

Olimpíadas? Eles ganharam 1 ouro e 1 prata – o melhor resultado jamais obtido por uma delegação!! Foi uma festa!!!!

E vocês sabiam que Portugal é o país que tem mais títulos de futebol (?!)

E que Portugal tirou o 3º lugar no campeonato europeu de boccia?

E foi vice-campeão de vela robótica (????????????)?

Não espere ver qualquer notícia sobre os campeonatos europeus de futebol – é só e somente sobre Portugal. E eles, que odeiam os espanhóis (algo assim como brasileiros e argentinos), agora tem que ficar dando notícias do Cronaldo no Real Madrid!! (Aliás, ele já estreou, em amistosos, e foi um fiasco!!! Os espanhóis já devem estar arrependidos dos milhões de euros que pagaram por ele).

Mas não pense que é só nos esportes quem eles “dominam” o cenário. Eles dão as cartas na cultura, entretenimento, tecnologia, inovações....... a lista é imensa!

Vocês sabiam que o feltro dos chapéus usados pelo Johnny Depp no filme Public Enemies é português? Fico aqui pensando que o filme não seria o mesmo!

Vejam a notícia que saiu em 18/7 no Público (www.publico.pt), um dos melhores jornais daqui: “Nanociência, ambição e orgulho para que o centro do mundo volte a Espanha e Portugal” – eles ainda estão parados na glória das conquistas dos navegadores!!!

Apesar disso tudo, os portugueses são um povo delicioso, e as vantagens de morar neste país lindo e amistoso compensam ter que agüentar o ufanismo deles – é só não dar ouvidos......

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

O Tempo, o Vento e as Flores de Cascais



Ano passado fiquei encantada com o tempo de Cascais: primavera e outono se fundem ao verão, com sol e céu azul de maio a outubro.

Esse ano o tempo está um pouco esquisito – aliás está esquisito no mundo todo – fiquei no Brasil de outubro a março e peguei muita chuva e muito frio (deve ser o “aquecimento global”) – o verão só entrou depois da metade de fevereiro.

O inverno aqui foi muito chuvoso, o que não é normal; em fevereiro fez uma onda de calor que levou as pessoas à praia, o que é menos normal ainda. Em abril, que é mês de chuvas (“Abril, chuvas mil”, diz o ditado), não caiu uma gota.

Em compensação, choveu um dia ou outro em maio, junho, julho e até em agosto!!! Alto verão!!! Coitados dos turistas, e do comércio, que vive para eles – já não basta a crise que afetou bastante o movimento (sem falar na gripe suína), ainda vem tempo feio para atrapalhar mais.

Mas os poucos dias feios não são ruins de cabo a rabo – às vezes amanhece nublado, eu reclamo, e meu marido diz: “Vai abrir” – e abre mesmo!! Nem que seja às 6 da tarde – abre aquele sol e lá vamos nós prá praia.

Em Cascais venta muuuiiito, o que é bom para a prática de vela e windsurf, e que sempre limpa o céu, e refresca do sol escaldante. Eu não sou lá muito fã de vento, mas tenho que admitir que é muito mais agradável do que o calor abafado de Lisboa.

E quando tem vendaval??? Vento de sacudir tudo, de uivar na curva, de dar medo...

Bom, mas vamos falar das flores...... flores nas casas, nas jardineiras, janelas, em vasos, jardins, flores que jorram dos muros das casas, buganvílias de tirar o fôlego, lindas, por todo o lado.....

E flor está na moda, não está? Nos chapéus, nas roupas, nas bolsas e nas cabeças das mulheres - vocês viram aquela flor verde no tubinho amarelo da Michelle Obama? (arrasou!!!!)

Eu tenho duas orquídeas lindas que uso muito, criações da minha querida amiga Ana, que faz bijus bem bacanas – a-do-ro os colares de cristais coloridos que ela faz!

Ana é uma das pessoas mais simpáticas que conheço - veja o site dela (www.anabacana.com.br) e confira – difícil não gostar!!

E, quando você puder, venha também conhecer Cascais – você vai se apaixonar!!